Parque da Cidade - Porto

Em 1932, no "Prólogo ao plano de urbanização da Cidade do Porto", Ezequiel de Campos defendia a criação de um espaço verde junto à Estrada da Circunvalação. O projecto ganhou forma nos anos 40 com o arquitecto italiano Muzio e em 1952, aparece no "Plano Regulador da Cidade do Porto", de Antão de Almeida Garrett. Mas foi em 1961, no "Plano Director da Cidade do Porto" com Robert Auzelle, que foi dado o primeiro grande passo para a criação do Parque da Cidade, que viria a constar do "Plano Geral de Urbanização" de Duarte Castelo Branco em 1987. A Construção do parque começou em 1990, com um projecto do Arquitecto Sidónio Pardal.

Na primeira fase, de 1990 a 1993, foram disponibilizados 45 hectares localizados na parte mais oriental da área inicialmente prevista. Com a segunda fase, em 1998, o Parque estendeu-se para poente, até quase à orla marítima. A última fase do projecto, actualmente em curso, vai expandir a área verde até à praia e aos terrenos da antiga Feira Popular, num total de 80 hectares e 8,5 km de caminhos, tornando-se assim num dos maiores parques do país.

O parque é um espaço verde, com lagos, flora e fauna variada, junto ao mar a norte da cidade, cujas colinas fazem com que os visitantes não se apercebam que estão numa área densamente povoada. É um local onde as pessoas se juntam para praticar diversos desportos, passear e visitar o Pavilhão da Água. Depois de um belo passeio é possível recuperar energias na maravilhosa esplanada que o Garden's oferece.

(Foto do meu local preferido, junto ao Pavilhão da Água)

(Fonte: Página Pessoal de Carlos Pires e Wikipédia)

Sem comentários: